IFA 2012: "Tabletbooks" mostram ascensão de ultraportáteis com teclado e Windows 8Radio web kaos IFA 2012: "Tabletbooks" mostram ascensão de ultraportáteis com teclado e Windows 8

sábado, 1 de setembro de 2012

IFA 2012: "Tabletbooks" mostram ascensão de ultraportáteis com teclado e Windows 8


  • O Vaio Duo 11, da Sony, é um "tabletbook" (notebook com tablet) que traz sistema operacional Windows 8
Depois dos smartphones com tamanho de tablet, outra categoria de ultraportáteis híbridos tem crescido cada vez mais: a dos “tabletbooks”. São aparelhos dois em um. Juntas, duas peças formam um notebook. Já a tela, quando destacada, pode ser usada como um tablet independente. Na IFA 2012, Sony, Dell, Lenovo e Samsung apresentaram suas apostas nessa tendência, que tentarão incomodar o Surface, tablet com capa que vira teclado da Microsoft.
Os “tabletbooks” têm como público alvo usuários que precisam de mobilidade, mas não dispensam a praticidade de um teclado na criação de conteúdo. Embora o conceito “dois em um” deles remeta à versatilidade, esses ultraportáteis acabam não sendo excelentes em nenhuma das duas funções: servem mais como um “quebra-galho” na função de notebook e de tablet.
Como notebook, o conjunto não é tão leve e fino. O Vaio Duo 11, da Sony, pesa 1,3 kg e tem 2 cm de espessura. Quase o mesmo que o Ativ Smart PC, da Samsung, que chega a 1,45 kg e 2 cm. Ultrabooks, por exemplo, já “enxugaram” seu peso a 1 kg e sua espessura a 1,2 cm. A diferença nos números pode até parecer pouca, mas é evidente quando se manuseia os “tabletbooks”.

Em termos de design, é possível observar duas correntes: aparelhos mais “performáticos”, com telas que giram ou deslizam sobre o teclado e criam uma imagem do conjunto mais plástica. Há também os mais práticos, em que basta apertar um botão para destacar o tablet do teclado.
Na lista dos “contorcionistas”, estão o Vaio Duo 11, da Sony, o Dell XPS Duo 12 (que na IFA  fica atrás de uma redoma de vidro, inacessível para teste) e o Lenovo Yoga 13 (imagine as poses que ele faz). Já na lista dos simples, estão o Samsung Ativ Smart PC e o Lenovo IdeaTab S2110A: ambos têm um botão que solta as peças da extremidade superior e central do teclado. Já no caso do Dell XPS Duo 10, também exibido na feira atrás de uma redoma de vidro, essa trava parece estar mais lateral.

Microsoft

Com exceção do Lenovo S2110A, o sistema operacional utilizado em todos eles é o Windows 8 – plataforma com lançamento marcado para outubro. A escolha não é à toa: o sistema operacional foi especialmente desenvolvido pela fabricante de software para uso tanto em tablets como desktops.
Além disso, a expectativa é que o Surface, tablet da Microsoft que vem com uma capa-teclado, aumente a demanda por dispositivos mais versáteis. Tanto que já há outras fabricantes pegando carona antes de a moda chegar: a Sony possui uma capa-teclado semelhante à da Microsoft para o seu novo e rebatizado Xperia Tablet S. Sem dúvida, um acessório prático e bem mais leve que um teclado de tabletbook. 
As fabricantes ainda não anunciaram os preços para seus tabletbooks, porém é provável que custem mais caro que um tablet. Resta saber quão perto esse valor chegará do preço de notebooks e netbooks já à venda no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindos Radio web Kaos >> Deixe seu comentario

 
Template desenvolvido por: Mini Templates