Brasil completará ao menos 10 anos com desemprego de 2 dígitos, diz mercadoRadio web kaos Brasil completará ao menos 10 anos com desemprego de 2 dígitos, diz mercado

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Brasil completará ao menos 10 anos com desemprego de 2 dígitos, diz mercado

 



Economistas do mercado financeiro calculam que a taxa de desemprego no Brasil, atualmente em 11,6%, seguirá na casa dos dois dígitos pelo menos até 2025. Se isso se confirmar, o país vai completar dez anos consecutivos de desemprego de dois dígitos —isto é, acima de 10%.

Analistas ouvidos pelo UOL afirmaram que um período tão prolongado de desemprego acima de 10% é desastroso do ponto de vista social e econômico. Segundo eles, por trás do desemprego está a incapacidade do país de obter crescimentos sustentáveis do PIB (Produto Interno Bruto).

Desde 2016, o Brasil vem registrando desemprego acima dos 10%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os dados do Sistema de Expectativas de Mercado do Banco Central mostram que as projeções do mercado financeiro indicam taxas acima dos 10% pelo menos até 2025. Para os anos seguintes, ainda não há estimativas.

Veja os números:

Esse período de dez anos, se confirmado, representará o maior intervalo de desemprego de dois dígitos na série histórica do IBGE, que é relativamente recente: ela começou em 2012.

Dados compilados pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a partir das pesquisas do IBGE entre 1992 e 2014, sugerem que nesse período também não se verificou desemprego superior a 10% por tanto tempo.

Economistas afirmam que o desemprego elevado é reflexo da crise econômica dos últimos anos.

“Historicamente, é preciso crescer mais de 2% para o desemprego cair. Pelo menos, essa é a nossa experiência até antes da pandemia”, afirma o economista Alexandre Schwartsman, ex-diretor de Relações Internacionais do Banco Central e sócio da consultoria Schwartsman & Associados.

“Então, muito provavelmente teremos que conviver com o desemprego na casa dos dois dígitos pelo menos nos próximos dois anos.”

Os dados do IBGE e as projeções do mercado, também compiladas pelo Banco Central, revelam as dificuldades de crescimento da economia em meio às sucessivas crises:

Variação do PIB:

  • 2012: +1,9% (IBGE)
  • 2013: +3%
  • 2014: +0,5%
  • 2015: -3,5%
  • 2016: -3,3%
  • 2017: +1,3%
  • 2018: +1,8%
  • 2019: +1,2%
  • 2020: -3,9%
  • 2021: +4,5% (projeções do mercado)
  • 2022: +0,3%
  • 2023: +1,5%
  • 2024: +2%
  • 2025: +2%

Para o economista Mauro Schneider, da MCM Consultores, o desemprego alto não é uma surpresa.

O passado já não me recomenda muito otimismo. O que complica o quadro, olhando para frente, é que a gente tem um horizonte com expectativas de crescimento com taxas modestas. Em tese, faz parte desse quadro de crescimento modesto uma geração de empregos também modesta.
Mauro Schneider, economista da MCM Consultores

Crise após crise, mercado de trabalho é pressionado

Os economistas afirmam que o prolongamento da crise econômica nos últimos anos acabou por pressionar o mercado de trabalho. O desemprego passou a acelerar em 2014, com crise do governo de Dilma Rousseff. Mais recentemente, surgiu a pandemia do novo coronavírus.

Uma coisa é ter uma recessão por alguns trimestres. Outra coisa é ter uma recessão muito longa, como a de 2014 a 2016, que jogou o desemprego a mais de 10%. Quando o Brasil ameaçou voltar a crescer, veio a pandemia. Assim, teremos toda uma geração, que começa com 18 anos e vai até 25 ou 27 anos, que não vai ter desenvolvido suas habilidades no mercado de trabalho.
Alexandre Schwartsman, economista

Mauro Schneider, da MCM Consultores, diz que o crescimento do PIB em 2021 —cuja taxa ainda será divulgada oficialmente pelo IBGE— foi suficiente apenas para que a atividade econômica voltasse ao nível pré-pandemia.

“Para 2022, a expectativa é de uma economia virtualmente estagnada. Estamos falando de uma sequência de anos muito difíceis, com problemas de demanda nas empresas e ceticismo em relação à capacidade de o Brasil resolver seus problemas estruturais”, afirma o economista. “Esde período longo de crescimento baixo afeta negativamente a oferta de mão de obra.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindos Radio web Kaos >> Deixe seu comentario

 
Template desenvolvido por: Mini Templates